O tecladista e líder do Nightwish, Tuomas Holopainen, bateu um papo com a Kaaos TV e afirmou que considerou acabar com a banda quando o baixista e co-vocalista Marko Hietala anunciou a sua saída do grupo, em dezembro do ano passado (2020)

“Marko nos informou em dezembro de 2020 que iria sair. Embora ele tenha sido muito aberto sobre seu estado e problemas nos últimos anos, ainda foi um muito surpreendente para mim. Então, isso foi algo muito difícil de aceitar”, disse Tuomas.

“Por vários dias eu estive decidido de que não havia volta, de que havia acabado. Lembro de falar com Emppu [Vuorinen, guitarra] e ele concordar. No entanto, o tempo passou e concluímos ainda ter algo a oferecer musicalmente. São 25 anos de banda, que teve muitos altos, não só baixos, com isso, essa não seria a maneira de acabar com tudo”, comentou.

“Há músicas tão conectadas a Marko que acho que nunca mais iremos apresentá-las ao vivo. Faixas como The Islander, While Your Lips Are Still Red’ e Endlessness não podem ser tocadas sem o Marko. Entretanto, nos primeiros ensaios sem ele, algumas músicas se saíram muito bem com Floor (Jansen, vocal) e Troy (Donockley, gaita-escocesa, flauta, guitarra, vocal) e com novos arranjos”, pontuou Holopainen.

A entrevista completa (em inglês) de Tuomas Holopainen à Kaaos TV pode ser conferida no player logo abaixo:

O trabalho de estúdio mais recente do Nightwish é o álbum Human. :II: Nature. O disco foi gravado entre agosto e outubro de 2019, a produção aconteceu em quatro estúdios diferentes sob a responsabilidade de Tero Kinnunen, Mikko Karmila e Troy Donockley. Já a mixagem levou a assinatura de Karmila, Tuomas Holopainen e Tero Kinnunen. Por fim, a masterização ficou por conta de Mika Jussila.

Tracklist de Human.: II: Nature.:

Disco 1:
01. Music
02. Noise
03. Shoemaker
04. Harvest
05. Pan
06. How’s The Heart?
07. Procession
08. Tribal
09. Endlessness

Disco 2:
01. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Vista
02. All The Works Of Nature Which Adorn The World – The Blue
03. All The Works Of Nature Which Adorn The World – The Green
04. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Moors
05. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Aurorae
06. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Quiet As The Snow
07. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Anthropocene (incl. “Hurrian Hymn To Nikkal”)
08. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Ad Astra

 

Fonte: RockBizz