imagem divulgação

 

Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, revelou que foi diagnosticado com câncer de laringe em 2020, mas agora está livre da doença. Numa entrevista para o site da Universidade de Miami (via Blabbermouth), o músico de 70 anos explicou que decidiu fazer um check-up depois de perceber uma mudança em sua voz.

“Quando eu toco bateria com a banda, eu realmente grito. Grito como um cara de judô batendo no tatame. Mas quando você está deitado em uma sala silenciosa e você fala e ouve sua voz como se estivesse com um resfriado, você soa diferente. Isso aconteceu comigo”, comentou.

Ele continuou: “Eu pensei que isso já tinha acontecido antes, a minha voz com um som diferente no término de uma turnê ou depois de um show. Mas eu não tive um resfriado ou qualquer sintoma de doença. Comecei a sentir que estava limpando mais a garganta quando estava conversando. Então, eu apenas assumi a responsabilidade de ligar para o meu médico”.

O baterista do Iron Maiden conta que uma semana após o diagnóstico de câncer em estágio 1 em sua laringe, o tumor foi removido cirurgicamente. Agora ele está livre da doença, mas terá de fazer check-ups a cada dois meses para garantir que o câncer não retorne.

Seu médico, David E. Rosow, disse: “Muitos casos apresentam uma mudança de voz como a de Nicko e muitas vezes quando o tumor é tão pequeno quanto um a dois milímetros, o que torna o tumor mais fácil de remover completamente. O prognóstico com tumores precoces (estágio 1) é excelente, com taxas de cura publicadas de 95% ou mais”.

McBrain acrescentou: “Eu recomendo muito que qualquer um que possa sentir que há algo diferente com sua voz vá verificar isso. E não adie. Foi muito bom para mim que eu o peguei na fase 1”.

Iron Maiden encerrou a sua turnê “Legacy Of The Beast” em 27 de outubro em Tampa, Flórida, Estados Unidos. A banda retornará aos palcos a partir de maio de 2023 para um giro pela Europa.

 

 

Fonte: A Rádio Rock