imagem divulgação

 

Há exatos 54 anos, em 8 de agosto de 1969, o fotógrafo Ian MacMillan realizava uma sessão de fotos para a capa do álbum Abbey Road, dos Beatles.

O conjunto de fotos, das quais uma se tornou a arte de capa do disco, é bastante especial por diversas situações, entre elas, o fato de o fotógrafo ter tido apenas dez minutos para concluir todo o trabalho. Às 11h15 da manhã ele fez seis registros, incluindo a imagem que ficou eternizada com a passagem pela faixa de pedestres mais emblemática do mundo.

A produção dessa arte não foi muito elaborada. Os integrantes dos Beatles já não se falavam mais naquele final de anos 60 e o disco não tinha um título definido. Por conta disso, resolveram dar o nome do estúdio onde gravavam suas músicas ao novo trabalho e fazer a capa com fotos tiradas em frente ao local.

A travessia pela faixa de pedestres, que pareceu ser uma solução simples para cumprir um acordo com a gravadora, gerou uma série de lendas urbanas como mensagens na placa do fusca branco, a representação de Paul McCartney morto ao atravessar a Abbey Road descalço, o furgão preto que seria de funerária, entre outras observações na foto que ganharam suas respectivas histórias.

Outro acaso rolou com a foto da contracapa. A imagem utilizada foi um registro de uma placa de sinalização no qual Macmillan ficou chateado quando percebeu que uma garota de vestido azul havia cruzado a frente da câmera sem ele perceber.

FONTE: RADIO ROCK