O rock está em alta e muito disso se deve ao legado imortal do Led Zeppelin. De acordo com o Relatório Midyear 2025 da Luminate, divulgado nesta quarta-feira (16), o documentário “Becoming Led Zeppelin”, lançado neste primeiro semestre, foi um dos principais fatores por trás do aumento global nas transmissões de rock nas plataformas de streaming.
A Luminate aponta que o filme foi o principal documentário musical dos primeiros seis meses, o que ajudou a impulsionar um crescimento de 23% no streaming da banda britânica. Trata-se de um feito que colaborou diretamente para colocar o rock entre os gêneros com maior crescimento no ano, ao lado de latin, country, gospel e blues (via Hollywood Reporter).
O relatório mostra que, no geral, os fluxos globais aumentaram cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2024, chegando à impressionante marca de 2,5 trilhões de streams. Só nos Estados Unidos, o streaming representou 92% de todo o consumo musical.
O documento também destaca o avanço do hard rock, com bandas como Sleep Token e Ghost alcançando posições de destaque na parada Billboard 200. Segundo a Luminate, 69% dos ouvintes de hard rock são homens, e 35% pertencem à geração millennial, um indicativo de que o gênero mantém sua força entre públicos fiéis e engajados.
Outro destaque do documento tem a ver com o Brasil: 75% das transmissões brasileiras são relacionadas a artistas locais, o que representa o maior percentual de apoio à cena local de qualquer país da América Latina.