O hard rock e o heavy metal estão vivendo um momento de ressurgimento nos palcos ao redor do mundo. Segundo dados divulgados pela Live Nation, os shows desses gêneros cresceram 14% em 2025, com o metal ocupando agora 13% dos shows realizados em arenas e estádios, um número que reforça o peso e a relevância desse som nos tempos atuais.
A publicação feita no Instagram oficial da gigante dos eventos destaca bandas como Bring Me the Horizon, Bad Omens, Pierce the Veil, Sleep Token, Ghost, Turnstile e Falling in Reverse como expoentes dessa nova geração que está lotando casas de show. Já veteranos como Metallica, Iron Maiden, Korn, Deftones, Evanescence e System of a Down continuam arrastando multidões em festivais e turnês gigantescas.
Entre os destaques em circulação, Ghost está em plena turnê de arenas nos EUA, o Deftones prepara uma excursão norte-americana para o fim do verão, o System of a Down agendou shows de estádio, e o Sleep Token já esgotou sua temporada de arenas marcada para o outono. Festivais como Louder Than Life e Aftershock também prometem movimentar o calendário com muita distorção e peso entre setembro e outubro.
A Live Nation ainda prestou uma homenagem especial a Ozzy Osbourne, que faleceu recentemente aos 76 anos: “O gênero não existiria sem as lendas. Ozzy Osbourne, O Príncipe das Trevas, não apenas fez história com o Black Sabbath, ele mudou a música para sempre. Seu legado viverá em todos os riffs.”
Com a morte de Ozzy, suas músicas e os clássicos de sua banda de origem dispararam nas plataformas digitais trazendo uma nova legião de fãs e aproximando mais gente do universo do som pesado.