O projeto final e até então desconhecido de David Bowie acaba de vir à tona. Arquivistas encontraram em seu estúdio anotações manuscritas descrevendo “The Spectator”, um musical ambientado no século 18, que o artista desenvolveu secretamente nos últimos meses de vida. Mesmo seus colaboradores mais próximos desconheciam a existência da obra, que ficou trancada em um quarto acessível apenas por Bowie e seu assistente pessoal.
As notas encontradas revelam o interesse de Bowie pela arte e cultura de Londres de três séculos atrás, incluindo histórias sobre gangues criminosas e o célebre ladrão “Honest” Jack Sheppard.
De acordo com o jornal The Guardian, essas anotações foram doadas ao Museu V&A, junto com mais de 90 mil itens do arquivo do músico. O público poderá ver de perto esse material quando o David Bowie Centre abrir suas portas no V&A East Storehouse, em Hackney Wick, no dia 13 de setembro, com exposições especiais organizadas por The Last Dinner Party e Nile Rodgers.
Pouco antes de morrer, Bowie assinou o espetáculo “Lazarus” ao lado de Enda Walsh, inspirado no romance “O Homem Que Caiu na Terra (The Man Who Fell to Earth)”. Agora, com “The Spectator” revelado, temos um vislumbre de onde sua criatividade poderia ter chegado se houvesse tempo para mais um ato.