O Soundgarden já finalizou aquele que será seu último álbum de estúdio com Chris Cornell, mas os fãs terão que esperar um pouco mais para ouvir o resultado. Segundo o baterista Matt Cameron, não há data de lançamento definida e o disco não chegará antes da inclusão do grupo no Hall da Fama do Rock and Roll, marcada para 8 de novembro em Los Angeles.
“Queremos garantir que tudo esteja concluído antes de lançar qualquer single”, contou Cameron numa entrevista à Billboard. Ele será introduzido no Rock Hall pela segunda vez; já entrou com o Pearl Jam em 2017. O músico enviará para a cerimônia instrumentos históricos, como a bateria Yamaha dos três primeiros discos da banda, e revelou que o baixista original Hiro Yamamoto estará envolvido no evento. A apresentação ao vivo está confirmada, mas ainda não há definição sobre como os vocais do falecido Chris Cornell serão tratados.
O novo trabalho do Soundgarden reúne oito faixas iniciadas com Cornell em 2015 e interrompidas após sua morte, em 2017. “Ouvir a voz dele nessas músicas poderosas de hard rock é empoderador, mas também parte o coração”, diz Cameron. O último álbum de estúdio do grupo, “King Animal”, saiu em 2012 após um hiato de 16 anos.
Enquanto isso, Matt Cameron segue investindo em novos projetos, como a banda Is This Real? e o supergrupo 3rd Secret. Isso rola após ele anunciar sua saída do Pearl Jam no início de julho. “Estou em um momento da minha vida em que quero redirecionar meu tempo e energia como artista”, afirma. Para os fãs do Soundgarden, fica a expectativa de um lançamento que promete ser histórico e, ao mesmo tempo, um adeus definitivo à voz de Chris Cornell em estúdio.