Este 1º de novembro de 2023 marca os 29 anos do lançamento de um dos trabalhos musicais mais cultuados da década de 1990, MTV Unplugged in New York do Nirvana.
A gravação foi dirigida por Beth McCarthy no Sony Music Studios de Nova York, em 18 novembro de 1993, e o registro foi levado ao ar em 18 de dezembro daquele ano. O álbum, portanto, chegou ao mercado após o suicídio de Kurt Cobain em abril de 1994.
MTV Unplugged in New York foi feito em cima de um repertório de faixas obscuras e releituras, resultando num disco ousado que somente a maior banda de rock daquele momento poderia arriscar. Sucesso absoluto entre os jovens pela sua agressividade sonora, o Nirvana aparece tocando instrumentos acústicos de forma primorosa, contando com a colaboração do guitarrista Pat Smear e do violoncelista Lori Goldston.
Considerado uma das apresentações ao vivo mais memoráveis da história da música, o álbum acústico do Nirvana estreou em 1º lugar na parada Billboard 200. Ele viria a ser certificado 5 vezes platina e também ganharia o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa em 1996.